Camboja

1. Acabar com a fome e com a miséria
O Camboja é um país localizado no sudoeste asiático, onde essa região esta conseguindo superar a fome e a miséria com suas ações voltadas principalmente para as áreas mais humildes do país onde a maior parte da população vive com maior precariedade em relação as outras, o Camboja é um país pouco conhecido no cenário mundial mas vem conseguindo obter sucesso em suas ações para erradicar a fome e a miséria onde a ONU prevê que o país consiga atingir a meta antes do esperado.





2. Oferecer educação básica de qualidade para todos

Atualmente o Camboja enfrenta grandes dificuldades na parte educacional de seu país, pois o investimento ainda é baixo e em média a alfabetização no país gera em torno 75% onde os homens são mais alfabetizados que as mulheres porque algumas atitudes como ensinar a população na alfabetização em centros budistas onde a maior parte da população é adepta do budismo, mas mesmo assim há muito o que investir para que os jovens do Camboja consigam emergir na educação pois o país possui poucas universidades publicas, e também particulares o que dificulta a aprendizagem pois a maioria da população não tem recursos para pagar uma faculdade aos filhos porque a situação é precária, o que mostra que neste aspecto o Camboja deixa a desejar.

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
No camboja, ainda ha grandes dificuldades em relação as igualdades entre os sexos pois como o pais ainda se globaliza em relacao ao mundo algumas questoes nao sao resolvidas por questoes principalmente religiosas pois a cultura do camboja durante muitos e muitos anos vivem da mesma forma o que ainda ira demorar um pouco essa igualdade pq como a população esta espalhada pelo pais nas regioes mais urbanizadas esta questao ja esta sendo difundida pela populacao, isso tambem ocorre na valorizacao da mulher que aos pouco vao conseguindo seu espaco no mercado de trabalho principalmente nas areas de maior urbanizacao essa meta da ODM sera comprida com o decorrer dos anos afim de se conseguir esta igualdade e a valorizacao da mulher no camboja.

4. Reduzir a Mortalidade Infantil
Taxa de mortalidade infantil da Camboja: total: 54,08 mortes/1.000 nascimentos
homens: 61,02 mortes/1.000 nascimentos
mulheres: 46,82 mortes/1.000 nascimentos (2011 est.)
Definição: Esta entrada dá o número de mortes de crianças menores de um ano de idade em um determinado ano por 1000 nascidos vivos no mesmo ano. Ele inclui a taxa de mortalidade total e as mortes por sexo, masculino e feminino. Esta taxa é frequentemente utilizado como um indicador de saúde de um país.

Um relatório independente de peritos da Organização das Nações Unidas (ONU) indica que a maioria dos países com elevadas taxas de mortalidade infantil e materna deverá falhar no cumprimento dos Objetivos do Milênio no que se refere à saúde de mães e filhos até 2015. Também há um alerta sobre a tendência de países, que sofrem os efeitos da crise econômica internacional, não conseguirem fazer as doações que se comprometeram.
Para os peritos, as duas tendências, se concretizadas, resultarão em "consequências devastadoras." O grupo analisou 75 países nos quais são registradas 98% das mortes maternas, neonatais e infantis no mundo.
Apesar de reconhecer uma grande evolução nos indicadores, principalmente a queda da quantidade de crianças mortas com menos de 5 anos, o grupo adverte que ainda há preocupações. 
Os peritos elogiam os esforços e os progressos obtidos por países como Afeganistão, Angola, Burundi, Camboja, Congo, Iraque, Coreia, Libéria, Madagascar, Suazilândia e Zâmbia.

5. Melhorar a saúde materna
Camboja esta tentando nos últimos anos, melhorar nesse ponto, pois a redução de morte materna teria de ser 5,5% anuais, mas alguns países juntamente com Camboja conseguiram aproximadamente  2% desde 1990.
Os dos objetivos deste país é aumentar o número de médicos e obstetras, pois este país apresentar somente um desses dois especialistas para mil pessoas. Camboja infelizmente apresenta o segundo maior índice de mortalidade materna, com 540 mortes maternas, para 1000 crianças nascidas.
                                                                                                   
6. Combater o HIV/Aids, malária e outras doenças 
Acontecimentos infelizes sobre esse assunto aconteceu por lá, onde famílias com HIV foram despejadas de suas casas, para que esse espaço cedesse a um plano de desenvolvimento humano. Estas famílias foram levadas a um lugar distante da cidade,  e reclamam por falta de saneamento básico e água corrente.
Alguns grupos religiosos do Brasil foram levados para lá, onde tentam esclarecer algumas dúvidas sobre Aids ou DST, e educam por meio de palestras algo para evitar este tipo de doença.





7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
No Camboja a qualidade de vida da população é baixa, pois a má distribuição de renda e ainda com as marcas da guerra civil que ocorreu em 1970 ainda deixa marcas na população tão sofrida como a do Camboja a qualidade de vida é bem contida, pois a falta de recursos em dinheiro mostra que a população sofre as consequências de viver em um país sem um futuro certo mais com o tempo com a chegada das novas tecnologias vai melhorando a perspectiva de vida da população, quanto ao meio ambiente o Camboja possui áreas de preservação ambiental bem conservadas, não se tem muita informação sobre a emissão de poluentes na atmosfera, ou no solo, ou na água, pois são poucas empresas que se instalaram na região que não se tem muitas informações sobre esta área que esta se desenvolvendo de uma maneira mais lenta em relação a outras mas que com o passar dos anos possa estar se enquadrando nos objetivos do milênio.

8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento 
Um exemplo desse objetivo foi a criação do ECCC, sigla em inglês para designar  Câmaras Extraordinárias nos Tribunais do Camboja, assinada pela ONU e pelo governo. O objetivo principal é a luta contra a impunidade, e desvendar os responsáveis pelos direitos de violações de direitos cambojanos entre 17 de abril de 1975 e 06 de janeiro de 1979.








Fonte: